Muitas empresas novas e que estão há pouco tempo no mercado possuem sempre algumas dúvidas a respeito dos processos de tributação de impostos nas operações realizadas na prestação de serviço ou comercialização de produtos.

Para entender quais são os métodos utilizados para que todas as operações sejam regulamentadas e os impostos possam ser cobrados devidamente, é preciso compreender quais são as necessidades para que o cálculo seja realizado fazendo com que a empresa possa avaliar seus investimentos mais precisamente.

O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação, o conhecido ICMS, é realizado em diversos tipos de atividades e pode ser calculados conforme a área de atuação e o nicho de mercado.

Neste artigo são exemplificadas as áreas onde o ICMS atua e quais as necessidades de aprendizado para conseguir maneja-lo de forma efetiva na hora de ter uma empresa própria ou realizar seus próprios esforços fazendo com que se possa obter uma melhor lucratividade nos negócios.

Como funciona a tributação de impostos nas operações

A tributação de impostos nas operações é realizada pelo cálculo das taxas que são cobradas de acordo com os diferentes ramos de atuação e nicho de mercado das empresas cadastradas legalmente de acordo com os processos governamentais.

O pagamento desta tributação de impostos nas operações está embutido nos valor dos produtos e serviços adquiridos pelo consumidor final. As empresas não irão ser menos taxadas pelas operações pelo débito das taxas do consumidor final, porém, é importante lembrar que para que ele seja calculado é necessário compreender o valor das mercadorias.

Em quais setores o ICMS atua

Tributação-de-impostos-nas-operações_00001-300x200A cobrança da tributação de impostos nas operações pode atuar em diversos ramos das relações comerciais – tanto realizadas por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas – estas taxas estarão sendo cobradas independentemente do tipo de negociação e sempre acarretarão em despesas a mais para o consumidor, uma vez que estão embutidas no preço.

Atua em áreas como o transporte de mercadorias e de passageiros, nos processos de importação de produtos e mercadorias do exterior – mesmo nas que não são para revenda – na atuação de atividades comerciais no exterior, também sendo cobrado para Microempresas, por mais que este tipo de inscrição comercial possua benefícios quanto ao valor das taxas.

Como calcular o ICMS

O cálculo da tributação de impostos nas operações será realizado por meio da multiplicação do valor inerente à mercadoria pelo valor da alíquota vigente: este valor pode ser flutuante dependendo da localização, sendo que a alíquota entre estados geralmente terá uma porcentagem menor do que a estadual.

Como realizar o pagamento do ICMS

Para que as empresas realizem o pagamento da tributação de impostos nas operações por meio do ICMS é necessário realizar um dos três processos disponíveis para recolhimento destas taxas de maneira monitorada, são eles o DAS Simples Nacional, o Guia GNRE e o Guia Própria Estadual-GARE. Conheça mais sobre cada método:

– DAS Simples Nacional

Um dos regimes muito utilizados pelas Microempresas, o Simples Nacional facilita os processos de pagamento das taxas do ICMS pois reúne diversos outros impostos tributados em um só boleto bancário mensal, gerando praticidade e vantagens para estes profissionais.

– Guia GNRE

Para o pagamento das taxas nas operações por meio do Guia Nacional de Recolhimento Estadual, o GNRE, é necessário que os contribuintes realizem o requerimento de uma guia para quitar o ICMS no estado de origem da mercadoria e outra guia para o estado para o qual ela irá ser destinada.

– Guia própria Estadual – GARE

Para o caso da tributação de impostos nas operações de empresas e companhias que optarem pelos regimes tributários que são realizados por meio do Lucro Real e também do sistema de Lucro Presumido, o pagamento das taxas é realizado por emissão de guias próprias para cada empresa que são emitidas por meio dos serviços da Secretaria Estadual da Fazenda.

Tributação-de-impostos-nas-operações_00002-300x200Conclusão

Seja qual for o tipo de tributação de impostos nas operações existentes em sua empresa, é necessário estar sempre atendo às taxas e ao pagamento correto desta manutenção, podendo ser essencial a contratação de um profissional da área de contabilidade que conseguirá manejar com maior domínio as operações financeiras necessárias.