É muito importante que todas as empresas saibam que com a contabilidade ela será capaz de conhecer diversos aspectos, como o valor dos seus ativos, passivos, receitas, custos e despesas, rentabilidade, lucratividade e produtividade, além de conseguir realizar um excelente planejamento tributário.

Os profissionais da contabilidade são sempre responsáveis pelo departamento fiscal e contábil, onde com as informações corretas coletadas através destas áreas, notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros. Assim, é necessário gerar alguns relatórios que garantam a tomada de decisão por parte da gestão da sua empresa.

Além disso, com estes relatórios os gestores podem ser capazes de tomarem decisões quanto a diminuição de algum tipo de despesa, ou até mesmo realizar algum novo investimento.

Contabilidade3-300x200

Sendo assim, a contabilidade é extremamente importante principalmente porque a maior parte dos relatórios de uma empresa são técnicos, o que torna mais difícil o entendimento por parte dos gestores. Por isso, a contabilidade possui um papel essencial onde é capaz de auxiliar a direção quanto ao entendimento e decisões de processos.

Saiba mais sobre a contabilidade

Em uma administração de uma empresa é muito importante que ela tenha um grande instrumento conhecido como contabilidade, a qual é capaz de garantir a coleta de todos os dados econômicos e realizando relatórios que venham a contribuir com a gestão e tomada de decisão de um negócio.

Dessa forma, existem diversos benefícios de uma contabilidade em qualquer tipo de empresa, os quais são:

  • A contabilidade garante um maior controle financeiro e econômico de qualquer empresa, além de facilitar todas as linhas de acesso a crédito com bancos ou outros tipos de fornecedores.
  • A contabilidade garante ainda o fornecimento de informações econômicas para todos os fornecedores, bancos, investidores, funcionários e até mesmo sindicatos. Além disso, a contabilidade ajuda ainda a entidades tomarem suas decisões, pois reúne todos os tipos de informações da área contábil no seu diário e razão, balancete de verificação e demonstrativos.
  • A empresa com a ajuda da contabilidade consegue ainda extrair as informações que mostram os números, os quais se podem analisar como a empresa se encontra, ou seja, se esta encontra em uma boa situação financeira. Assim, ao analisar o balanço, a empresa possuirá todo o conhecimento das informações contábeis e das informações financeiras.
  • A contabilidade auxilia além dos administradores, outros tipos de pessoas, como:
  • Donos de empresa que não possuem muita participação da administração e necessitam ter conhecimento em como a empresa poderá lucrar.
  • Administradores de empresas para terem conhecimento sobre a parte financeira e assim ser possível melhorá-la.
  • Bancos e financeiras para a concessão de empréstimos a uma empresa e se a mesma irá ter condições de pagar.
  • Sindicatos de empregados na intenção de pedir um percentual de aumento para os funcionários.
  • O Governo de uma forma geral na verificação da possibilidade de ocorrer aumentos dos tributos ou a sua diminuição.

Dessa forma, a contabilidade é considerada como um dos maiores instrumentos em diversos tipos de entidades e também pessoas físicas, onde procura ajudar em diversos tipos de processos e de tomada de decisões sejam pequenos, médios ou grandes negócios.

No caso daqueles que desejam abrir uma empresa é necessário que exista uma enorme disposição para conseguir cumprir os diversos processos burocráticos.

Assim, não basta apenas ter boas ideias, força de vontade, empreendedorismo e determinação, é necessária ainda a ajuda da área contábil. Além disso, toda empresa deve contar com um profissional que tenha um preparo, suporte e planejamento assim como um contabilista, pois assim é possível que o negócio sempre se fortaleça e tenha sucesso.

Geralmente, uma análise contábil é capaz de garantir que qualquer empreendimento cresça seguro, pois usando os relatórios o empreendedor se torna capaz de tomar todas as decisões no controle do seu empreendimento, como custos, giro de capitar, encargos e tributos.

Assim, uma das primeiras preocupações é sempre analisar a viabilidade da empresa no mercado, pois em diversos casos o grande problema é o desemprego. Com isso, é indicado que todos os empreendedores procurem por uma orientação profissional adequada antes de criar a sua empresa, conhecendo assim os encargos, obrigações legais, contábeis e fiscais.

Normalmente, o profissional da área da contabilidade exerce um papel extremamente importante diante de uma empresa, pois a estrutura desta área e o planejamento fiscal financeiro são capazes de medir todos os retornos de capital que foram investidos.

Além disso, o contabilista pode participar de todo o desenvolvimento de uma empresa, ou seja, desde a sua constituição acompanhando o registro junto ao cartório civil e agilizando a regularização de inúmeros órgãos.

Assim, a contabilidade deve sempre ser observada como uma excelente estratégia administrativa para que seja capaz de projetar todos os resultados de uma empresa a partir das suas metas, principalmente porque muitos empreendedores acabam desprezando alguns dados e avaliações, o que pode fazer com que eles percam uma ótima oportunidade.

É necessário que você se atente ainda que mesmo com a ajuda de uma consultoria da área de contabilidade, é muito importante que você conheça pelo menos alguns conceitos básicos desta área.

Assim, é necessário procurar por algumas informações de introdução a contabilidade, pois assim você pode pesquisar tudo sobre o assunto, e quando for conversar com o seu contador ou consultor contábil você não estará desinformado e poderá juntamente com o profissional tomar as decisões adequadas para o seu negócio.

Geralmente, de uma forma geral os empreendedores desconhecem de algumas obrigações que existem ao se criar uma empresa, principalmente em relação aos prazos das apresentações da documentação e do recolhimento dos tributos.

Outro problema ainda é quanto a questão de retirada dos lucros e do pró-labore dos sócios, pois as empresas que não quebram por falta de vendas ou de clientes, podem acabar quebrando por conta de desentendimentos com os sócios.

Assim, é indicado que exista uma maior transparência quando a carga horaria de cada sócio dentro do empreendimento, além de qual será a remuneração de cada. E por isso, o contabilista pode ajudar no detalhamento das questões e assim proporcionar todas as recomendações necessárias para evitar os conflitos.

A contabilidade ajuda ainda facilitando o planejamento, realizando uma previsão de custos, encargos financeiros e tributários, principalmente quando o capitar de giro acabe e faz com que a empresa fique sem dinheiro e mantenha todos os estoques e remuneração dos funcionários.

Por que a contabilidade é importante?

Normalmente a contabilidade é considerada como uma excelente fonte de informação para que qualquer empreendimento cresça seguro, pois todos os registros contábeis poderão fornecer as informações sobre os custos, giro de capitar e encargos tributários.

Assim, não basta apenas ter boas ideias, pois além de tempo e dinheiro, os empreendedores devem ter todo o preparo, suporte e planejamento necessário para que o negócio garanta o sucesso.

Além disso, reconhecer o mercado faz-se necessário também um maior preparo por parte dos contabilistas quanto ao atendimento dos seus clientes. Assim, o contato pessoal e a confiança, além das estratégias de negócio são algumas das exigências dos empreendedores para que haja essa parceria.

A área da contabilidade é uma das áreas mais procuradas pelos empreendedores. Entretanto, grande parte das empresas ainda acabam falindo por não contarem com a ajuda de um contabilista, pois uma das principais causas são as faltas de informações quanto ao capitar de giro, falta de clientes e problemas financeiros.

Dessa forma, o profissional da contabilidade é capaz de garantir a organização de uma empresa, além de uma estrutura contábil e um planejamento fiscal financeiros, medindo todo o retorno do capital investido.

Além disso, a falta de algumas informações específicas pode fazer uma enorme diferença dentro de um negócio, pois a maioria das cooperativas possui legislação especifica e exigem adequação contábil e fiscal própria.

Com isso, é muito indicado que qualquer empreendedor sempre procure por uma orientação profissional antes de criar a sua empresa, pois é extremamente importante ter conhecimento dos encargos e obrigações legais, contábeis e fiscais que a sua atividade poderá estar sujeita.

Assim, a contabilidade deve sempre ser vista como uma excelente forma de gestão, projetando todas as metas e os resultados da empresa, principalmente porque a maioria dos empresários acaba desprezando a informação de algum dado ou avaliação.

Contabilidade-300x142

A contabilidade possui diversos tipos de áreas de atuação, e algumas delas são as áreas trabalhistas, área fiscal, área contábil, área tributária e área societárias, as quais iremos lhe mostrar detalhadamente abaixo.

Área trabalhista

Normalmente as empresas consideradas de pequeno e médio porte possuem a prática do Departamento Pessoal onde é realizada em escritórios de contabilidade. Este setor possui como uma das suas responsabilidades, admitir, treinar, desenvolver, motivar, orientar e realizar o desligamento de funcionários.

Assim, a contabilidade é capaz de resolver todas as tarefas que possuem relação com os trabalhadores, onde são realizados todos os procedimentos indo desde o Registro do Funcionário até a Rescisão de Contrato de Trabalho e a sua Homologação.

Além disso, são levados em conta assuntos como apontamento de horas, folhas de pagamento de salário e pró-labore, holerites, férias, licenças, vale transporte, planos de benefícios, salário família, entre outros.

Assim, as empresas contam com uma constante equipe de monitoramento que seja apta a sempre orientar em todas as questões, na intenção de diminuir todo tipo de risco de reclamações trabalhistas.

São realizados ainda cuidados com as obrigações sociais, como o INSS e o Fundo de Garantia, além de obrigações acessórias, como os Informes de Rendimento e Relações Anuais de Informações Sociais. Além disso, ocorre o cumprimento das obrigações mensais e anuais trabalhistas e previdenciárias.

Dessa forma, as empresas ao contar com a área trabalhista garante a ajuda em relações de empregado e empregador com uma atenção especial para garantir o bem-estar da empresa e todos os profissionais que trabalham nela.

Geralmente, são muito comuns em empresas e na área da contabilidade, a existência de reclamações quanto a carga tributaria e as exigências de declarações pela Receita, onde quando não é realizado uma organização de uma agenda de pagamento de tributos, a empresa acaba não realizando o adequado planejamento.

Assim, o profissional da contabilidade ajuda no esclarecimento e na estruturação das empresas com o planejamento das contas a serem pagas, pois o Governo exige consome uma parte do que a empresa fatura.

Por isso, é essencial que este profissional contábil e atualizado ajuda no assessoramento do empreendedor, além das suas obrigações, pois garante mais tempo para a administração dos negócios. Além disso, o mesmo cuidado se deve quanto a área trabalhista, garantindo uma boa relação entre empresa e funcionários.

De uma maneira geral, os empresários não possuem muito conhecimento das obrigações acessórias da empresa, principalmente quanto aos prazos de apresentação dos documentos e de recolhimento de tributos, além da carga tributária.

  • Pró-Labore: normalmente se tem algo que os empreendedores não notam é a questão da retirada de lucros e pró-labore dos seus sócios, pois os empreendimentos podem falir não é nem por questões de vendas e de clientes, mas sim por conflitos entre os sócios.

Assim, é indicado que seja bem feito uma carga horária para cada sócio, além da sua remuneração, e por isso, o contabilista será capaz de resolver essas questões e garantir todos os conselhos necessários para não haver mais conflitos.

  • Diagnóstico Financeiro: geralmente a grande falta de capital de giro faz com que muitas vezes a empresa fique sem dinheiro e mantenha os estoques ou remuneração dos seus trabalhadores.

Assim, a contabilidade garante a ajuda no planejamento e realizam todas as previsões de custos, encargos financeiros e tributários, pois todos os custos devem ser bem analisados para que o empreendimento chegue no preço final do produto.

Além disso, são levados em conta a carga tributária, isto é, todos os impostos adicionados ao preço dos produtos, bem como os incidentes e a margem de contribuição que deveria ser esperada.

São realizados ainda levantamentos quanto aos balancetes para garantir uma melhor visão do negócio, pois muitos empresários desconhecem sobre as finanças e o planejamento da sua empresa.

Área Fiscal

Contabilidade2-300x200Geralmente qualquer negócio seja qual for o seu tamanho e a sua área de atuação, necessita realizar todos os repasses de informações fiscais e contábeis ao Fisco, além de ter atenção quanto as alterações na legislação e realizar um ótimo planejamento tributário, pois as mudanças são constantes e não é somente em relação ao mercado, mas também na concorrência e no público.

Todas as atividades da área fiscal de uma empresa são muito importantes no processo de tomada de decisões, pois são elas que garantem os números que são usados para o planejamento estratégico do negócio.

Assim, o repasse de todas as informações fiscais devem ser realizados por meio de documentos, como relatórios, gráficos, apresentações e planilhas, que sejam capazes de ajudar a tomada de decisões e assim garantir o sucesso do empreendimento.

Muitos com certeza já devem ter notado ou ouvido falar sobre a quantidade de atividades que envolvem a área fiscal, e mesmo assim não entenderam nada. Assim, para que exista um entendimento sobre a área fiscal é importante ter conhecimento primeiramente que esta é uma das bases essenciais para um bom funcionamento de uma empresa.

Normalmente, muitas coisas começam e terminam neste setor, e os profissionais que atuam nessa área devem sempre possuir muito senso critico e analítico, além de estarem sempre atentas às oportunidades, pois é por meio desta área que a empresa poderá conseguir todos os benefícios fiscais, redução de gastos e busca por créditos de impostos para compensação.

No entanto, nos dias atuais a área fiscal acaba se limitando basicamente para a escrituração e apuração de impostos, pois todas as responsabilidades que recaem sobre ela, acabam se evidenciando no pagamento dos tributos. Assim, em virtude dessa limitação, a contabilidade fiscal é associada de forma exclusiva as obrigações fiscais.

Área tributária

Geralmente independentemente da segmentação de mercado, todos os empreendimentos possuem algo em comum, ou seja, a necessidade de sempre precisarem lidar com os tributos.

Assim, todas as empresas necessitam realizar o seu balanço financeiro e os pagamentos de impostos, e isso é indiferente da modalidade de tributação, ou seja, se o Lucro é Presumido, Real ou Simples Nacional. Por isso, o profissional que atua na área da contabilidade deve ajudar todos que necessitam no momento de analisar, calcular e ordenar com o Fisco.

Dessa forma, faz-se necessário o entendimento sobre o que é contabilidade tributária e qual a sua importância para os empreendimentos, além de entender porque esta é uma ótima opção para que profissionais contabilistas se especializem.

A contabilidade tributária é também bastante conhecida como o termo de contabilidade fiscal, e trabalha normalmente na administração dos tributos de um empreendimento. Assim, é necessário que os contabilistas possuam um grande conhecimento sobre os tributos e toda a sua regulamentação.

Além disso, é importante lembrar que a contabilidade tributária não possui somente o objetivo de manter os impostos todos bem organizados e em dia, mas também de tornar o negócio viável, pois quando se erra no momento de lidar com a tributação e os impostos, a empresa pode acabar pagando muito caro, especialmente se for a um momento delicado como os dias atuais, no caso da crise econômica.

Grande parte das empresas possuem então a obrigação de pagarem os impostos e tributos para que possuam funcionar regularmente, e isso é algo que exige uma contabilidade para que a empresa esteja organizada e em dia, bem como o seu saldo de contas.

Assim, realizar apenas o lançamento da documentação sobre o financeiro da empresa não é o suficiente, pois é necessário que o contabilista saiba conferir e conciliar todos os saldos das contas para que haja com precisão os saldos das contas.

Assim, a tributação poderá ser bem mais justa para a empresa, além de evitar que alguns riscos como ter que pagar por valores mais altos de tributos do que realmente são precisos, diminuindo parte dos lucros e a viabilidade do negócio.

Com isso, a contabilidade tributária precisa sempre estar muito bem atenta a uma série de fatores, como contas e cálculos, além de fechar corretamente o balanço e gerenciar todos os tributos para que haja uma melhor economia no momento de realização dos pagamentos de impostos.

Dessa forma, a grande importância da contabilidade tributária para uma empresa é que a ajuda em assuntos considerados complexos e de grande importância para uma empresa, evitando assim todos os riscos de erros de contabilidade que podem muitas vezes ser capaz de fazer com que a empresa gaste mais impostos, o que torna o negócio inviável.

Assim, é toda essa importância que os tributos possuem sobre qualquer tipo de empreendimento, e que fazem com que a especialização desta área tributária seja uma excelente forma de ajudar.

Área Societária

A área societária ou também muito conhecida como setor de expediente é considerada exclusivamente para a abertura, alteração e encerramento de empreendimentos. Assim, possui alguns serviços, como:

  • Abertura de empresas: normalmente a área de abertura de empresas tem como responsabilidade a constituição do negócio que será aberto. E com isso, primeiramente é começada uma reunião onde todos os sócios irão decidir sobre o que será exatamente regida esta sociedade. Assim, são estabelecidas regras onde se deve tomar providências quanto a abertura nos órgãos públicos, como Junta Comercial ou Cartório de Registro Civil, Receita Federal do Brasil, Posto Fiscal, Prefeitura, INSS, entre outros. Com isso, a empresa terá as inscrições nestes órgãos de uma forma que possa contrair todos os negócios para qual foi criada.Contabilidade1-300x199
  • Alteração Contratual: com o passar do tempo existem algumas alterações dentro de uma sociedade que necessita ser tratadas por escrito onde são modificados o contrato social. Geralmente, essas alterações ocorrem desde a saída ou entrada de sócios, além do aumento do aumento do capital social, o qual necessita de uma assessoria de contabilidade. Além disso, ocorrem alterações, ampliações ou reduções de atividades dentro da empresa, entre muitos outros.
  • Encerramento de empresas: quando a empresa deixa de atender a todos os interesses da sociedade do negócio, existe a necessidade de realizar o encerramento da mesma, e esta é uma atitude burocrática e que necessita de uma boa atenção e acompanhamento de um profissional especializado, pois não se pode haver qualquer tipo de pendência futuramente que venha a surpreender os sócios, quando estes ainda achavam que já não existia mais nada da empresa. Assim, esta é considerada uma área muito importante.

Portanto, se você queria saber sobre a contabilidade, com todas essas informações é possível que você tenha todo o conhecimento para aplicar no seu negócio, garantindo que este seja sempre viável e organizado.