Muitos empreendedores e novos profissionais no mercado, bem como os que optam por atuar como Micro Empreendedores Individuais, possuem inúmeras dúvidas sobre o processo de como emitir notas fiscais.

 

As notas fiscais são essenciais para que as empresas, sejam elas quais forem ou em qual nicho de mercado atuam, possam estabelecer uma relação de confiança e credibilidade com seus públicos consumidores.

 

Além de possibilitar uma manutenção correta dos impostos a serem pagos pelos estabelecimentos, as notas fiscais também são documentos essenciais para comprovar a garantia dos direitos inerentes aos consumidores de todos os tipos de mercado.

 

Para um melhor monitoramento das atividades de qualquer ramo de atuação, emitir notas fiscais é essencial para que tanto o governo quanto a própria empresa possuam um domínio maior das estatísticas geradas pelo seu funcionamento.

 

Como emitir notas fiscais para consumidores

 

Como-Emitir-Notas-Fiscais_00000-300x200As notas fiscais possuem diversos tipos de emissão, o que pode facilitar porque diversas empresas possuem o requerimento específico de um tipo de nota que irá facilitar na regulamentação de suas atividades e na taxação dos impostos e documentos necessários para seu funcionamento.

 

É direito inerente ao consumidor a exigência da emissão de uma nota fiscal na realização da compra de qualquer produto ou serviço fornecidos por pessoas jurídicas, sejam elas empresas de pequeno, médio ou grande porte.

 

Saiba o que é uma nota fiscal

 

Todas as realizações de comercialização de quaisquer produto ou serviço precisam ser regularizadas e documentadas de forma a possibilitar a taxação de impostos e monitoramento de suas atividades de forma específica e que possa ser consultada tanto pelo governo quanto pelos próprios empreendedores, e isto é realizado ao emitir notas fiscais.

 

A nota fiscal é o documento que comprova a realização de qualquer transação comercial de qualquer tipo de produto ou serviço: ela serve para monitorar o funcionamento da empresa bem como garantia para que o consumidor possa comprovar a sua compra e também ter seus direitos garantidos na hora da realização do pós-venda.

 

Como realizar o processo de forma segura

 

O processo de emitir notas fiscais é obrigatório por lei, tornando as empresas que não o realizam passíveis de

Como-Emitir-Notas-Fiscais_00001-300x200

 processos jurídicos e até mesmo enquadramento por crimes. Para que este processo seja realizado de forma segura e que possa beneficiar as empresas é preciso estar atento às regras.

 

As empresas que requerem inscrição no estado para emissão são as que atuam nos mercados comerciais e industriais. Este processo pode ser realizado simultaneamente à obtenção do CNPJ pela Receita Federal.

 

Uma vez obtida a Inscrição Estadual, as empresas que precisam emitir notas fiscais, devem utilizar obrigatoriamente o sistema de nota fiscal eletrônica, cujo programa gerador pode ser obtido gratuitamente junto à SEFAZ, que regulamentará a realização da emissão deste tipo de nota fiscal.

 

Existem atualmente no mercado diversos softwares para emitir notas fiscais, os quais agilizam e organizam o processo, controlando os estoques, dando mais segurança e transparência ao processo de compra e venda de mercadorias e serviços. Outro ponto importante é quanto a guarda e manutenção dos arquivos eletrônicos, a qual é obrigatória.

 

Para as empresas que oferecem prestação de serviços, é necessário recorrer à prefeitura da cidade onde eles serão prestados para realizar a emissão de notas fiscais eletrônicas e físicas: a regularização dos processos municipais geralmente é realizada com o apoio do órgão.

 

Investir na contratação de um profissional da contabilidade pode ser uma ferramenta essencial

 

Muitos profissionais que estão em dia com as atualizações do mercado ainda necessitam de uma ajuda extra para realizar os serviços de emitir notas fiscais. Nesta hora, buscar a contratação de um profissional da contabilidade para auxílio nestas obrigações fiscais pode ser de extrema importância.

 

Como-Emitir-Notas-Fiscais_00002-300x200Um profissional da área contábil que for de confiança e possuir experiência no mercado poderá realizar todos os processos que envolvem a regulamentação necessária para emitir notas fiscais com segurança e estando dentro das leis e exigências governamentais para que a empresa não enfrente problemas.

 

Há também a possibilidade de contratar um profissional para que ele atue exclusivamente na empresa, podendo gerenciar todos os processos da contabilidade e tendo acesso a todas as informações com base diária para que as estratégias e táticas da empresa em relação às finanças sejam melhor executadas e possam gerar mais lucros para os negócios.