Muitos profissionais estão optando pela abertura de empresas novas no mercado e utilizando técnicas de empreendedorismo que podem fazer com que demandas novas sejam supridas e lucros maiores possam ser obtidos por meio de empreendimentos inovadores.

Ao realizar o processo de abertura de empresas em diversos ramos, muitos destes profissionais se deparam com diversas dúvidas e questionamentos técnicos que podem acarretar em problemas para os negócios caso não sejam realizados da maneira mais eficiente e dentro da legalidade possível.

É necessária uma enorme quantidade de dedicação, estudo e foco para que o processo de abertura de uma empresa possa ocorrer com tranquilidade e possibilitar aos sócios um gerenciamento seguro e que possa ser mantido ao longo dos anos, possibilitando o crescimento e evolução da mesma.

Entenda neste artigo alguns processos burocráticos básicos pelos quais a abertura de empresas se dá e compreenda maneiras de fazer destes processos ações de qualidade que permitirão um melhor funcionamento dos negócios e a lucratividade legal de qualquer tipo de produto ou serviço comercializado.

Como realizar a abertura de empresas de forma segura e descomplicada

O funcionamento efetivo e legal de uma empresa, seja ela de qual nicho de mercado for, requer uma série de processos burocráticos e de regulamentação dos negócios realizados para que o empreendimento possa evoluir sem quaisquer problemas ou percalços para os envolvidos, conheça alguns destes processos.

1 – A estruturação do contrato social

Ao abrir uma empresa, os sócios envolvidos precisam estar completamente cientes de todas as características que estarão presentes na estruturação do contrato social, que interferem na realização de funções de ambas as partes, os lucros estabelecidos para cada membro e várias outras especificidades.

Além disso, estarão presentes no contrato social todos os produtos e serviços que serão comercializados pela empresa e a maneira como a mesma irá operar. É também realizada neste processo a conferência da disponibilidade dos nomes da empresa para utilização no mercado e sua então autenticação.

Uma dica importante é verificar se a abertura de empresas pode ser realizada por meio do MEI – Micro Empreendedor Individual, uma inscrição simplificada que permitirá a obtenção de um CNPJ e fornece vários benefícios aos empreendedores como redução de taxas obrigatórias e execução das atividades no Simples Nacional.

Abertura-de-Empresas_00002-300x2002 – Registrando a empresa

Para poder executar qualquer um dos processos que permitem legalizar as atividades na abertura de empresas, é necessário em primeiro lugar realizar o registro da empresa no Cartório ou Junta Comercial, sempre após a verificação da disponibilidade do nome escolhido para a mesma.

3 – Regularização dos negócios

Para que o negócio possa de fato executar a comercialização de quaisquer produtos ou serviços, a abertura de empresas precisa passar pelo processo de regularização por meio da obtenção do alvará de funcionamento que é fornecido pelas prefeituras das cidades.

Há variações nos requerimentos para que o alvará de funcionamento seja emitido dependendo do ramo de atuação e da localidade onde se dá a abertura de empresas, para isso é necessário se informar sobre os requerimentos nos estabelecimentos locais que realizam estes procedimentos.

Também é necessária a confirmação de que a estrutura da empresa está localizada em um território onde a execução dos serviços específicos é regulamentada e permitida por lei.

4 – Inscrição do CNPJ

A inscrição do CNPJ na abertura de empresas para obtenção da inscrição pela Receita Federal é essencial e imprescindível para os empreendimentos que oferecem produtos e serviços nas seguintes áreas:

– Serviços de comunicação e telecomunicação;

– Comércio de produtos em geral

– Empresas que realizam serviços de transporte

– Prestadores de serviços em geral

É também por meio desta regularização que a abertura de empresas permite o pagamento de impostos e taxas devidos na legalidade.

5 – Obtendo o alvará para realização de serviços

Abertura-de-Empresas_00001-300x200O processo de abertura de empresas precisará ser submetido a diversas avaliações e checagens para que qualquer negócio possa obter o alvará de funcionamento, e o nicho de mercado e o tipo de empresa a ser avaliada influenciam nos critérios que serão utilizados nestas avaliações.

É extremamente recomendada a contratação de um profissional de contabilidade para assegurar que sua empresa esteja de acordo com as demandas necessárias para a obtenção do alvará para realização de serviços, desta forma os processos poderão ser muito otimizados e haverá economia de tempo e recursos.